Saiba quais os modelos de celulares que não aceitarão mais o Whatsapp em 2020

0
50

Desde o último dia 1º de fevereiro, milhares de usuários da maior plataforma de mensagens instantâneas, o Whatsapp, começaram a ter problemas com algumas funcionalidades do aplicativo. Em alguns casos, a pane foi total. Isso porque dispositivos Android e iPhone desatualizados deixaram de suportar as versões mais atualizadas da plataforma.

Os aparelhos mais atingidos têm sido smartphones com Android 2.3.7 ou sistemas abaixo, além de iPhones com iOS 8 ou versões inferiores. Segundo o Whatsapp, não há mais suporte para essas tecnologia, visto que não são mais instaladas em novos dispositivos.

Medida de segurança

De acordo com Ben Wood, analista da consultoria CCS Insight – empresa do segmento de telecomunicações – a medida foi necessária para que a segurança dos dados e informações particulares dos usuários fossem preservadas. Contudo, não há como desconsiderar o impacto no número de downloads, que sofrerá uma breve queda.

“O WhatsApp claramente não tinha alternativa a não ser garantir a segurança de seu serviço, mas enfrenta o difícil efeito colateral de o aplicativo não ser mais compatível com smartphones mais antigos”, afirmou Wood.

A estimativa é que países emergente e com tecnologia mais arcaica sejam os mais atingidos. Apesar de a notícia soar recente, a empresa já vinha dando sinais de uma atualização drástica na plataforma desde 2017 por meio de alertas sobre possíveis mudanças que viriam a acontecer.

A mais recente foi sem dúvida a do dia 31 de dezembro de 2019, quando houve a retirada do suporte ao software de todos os telefones Windows. Segundo um porta-voz da empresa, a medida foi difícil, mas necessária para todos os setores da companhia.

Descubra se seu celular será afetado

Para saber se seu aparelho fará parte da lista de dispositivos inoperantes, basta verificar as informações sobre a versão instalada. No caso de usuários Android, é necessário acessar o menu “Configurações” do smartphone ou tablet e procurar a seção “Sobre o dispositivo” e em seguida “Info.software”. Por lá, será possível encontrar a versão do sistema operacional instalada.

Quem possui iPhone, pode buscar as informações sobre o aparelho na opção “Geral” e menu “Ajustes”. Em seguida, toque em “Sobre” e verifique a versão do iOS instalada. Lembrando que em alguns casos, é possível atualizar o sistema operacional, sobretudo no caso da Apple.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here