Detran SP alerta sobre golpe virtual para emitir e renovar CNH

Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) divulgou, no dia 23 de dezembro, um alerta sobre a ocorrência de golpes virtuais que estão acontecendo nesse final de ano. Na jogada, os golpistas oferecem benefícios para a emissão de CNH, bem como, em alguns casos, também no processo de renovação. A ação vem sendo praticada por meio de sites e perfis falsos criados nas redes sociais.

De acordo com a nota, os estelionatários cobram um determinado preço para emitirem a primeira CNH sem a necessidade do candidato passar por todas as etapas exigidas por lei. Isso inclui as aulas teóricas e práticas, exames médios, entre outros. Para isso, eles exigem detalhes da pessoa como, por exemplo, os dados pessoais.

”A população deve ficar alerta para golpes como esses. Para ser habilitado, o aluno deve obrigatoriamente passar por todas as etapas do processo de habilitação. Pelos canais oficiais do Detran.SP, o condutor pode também solucionar grande parte das pendências”, afirmou o diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani.

Ainda no comunicado, o Detran reforçou que para emitir o documento, o aluno deve passar por todos os processos exigidos pelo órgão. E, claro, efetuar os pagamentos das taxas. Além disso, é importante frisar que programas sociais como ”CNH Social” e’ ‘Habilita SP”, ou qualquer outro, não são oferecidos pelo Detran.

Renovação pode ser feita de forma online

Já quem está prestes a ter a Carteira Nacional de Habilitação vencida, pode fazer a renovação de forma totalmente online. O serviço está disponível tanto pelo portal do Detran, quanto pelo aplicativo do Poupatempo no celular. A taxa atual é de R$107,00 e o candidato deve passar, novamente, pelos exames médicos e psicológicos, que são feitos em clínicas credenciadas pelo órgão.

Vale lembrar que a CNH física (impressa em papel moeda) já não tem mais porte obrigatório para quem utiliza a sua versão digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Detran não entra em contato pelo whatsapp

Todas as redes sociais do Detran SP possuem um sinal de verificação de conta, o que comprova a validade. Porém, caso encontre algum perfil que possa ser falso, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo (SSP) disponibiliza um canal exclusivo de denúncia no site, bem como o Disque Denúncia 181.

Além disso, é importante dizer que nenhum funcionário do Detran SP entra em contato pelas redes sociais, incluindo o whatsapp, voluntariamente. Portanto, caso aconteça, evite passar informações pessoais, dados bancários, números e outros detalhes.

Novo limite de pontuação na CNH

lei n°14.071/20, aprovada em abril deste ano, estabeleceu novas regras e alterou alguns pontos já existentes no Código de Trânsito Brasileiro. Uma delas, foi o aumento do limite de pontos permitidos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passou de 20 para 40. Contudo, é preciso ter atenção, pois a mudança não serve para todos os casos.

De acordo com o texto, o limite não é fixo. Portanto, ele passa a depender de quantas infrações gravíssimas foram cometidas pelo condutor em um período de 12 meses. Então, é possível que o limite reduza para 30 e, até mesmo, os antigos 20 pontos.

CNH Detran

Dessa forma, a nova regra funciona da seguinte maneira: caso o condutor não cometa nenhuma infração gravíssima, o limite fica em 40 pontos. Se houver 1 (uma) infração desse tipo, a máxima já cai para 30 pontos. E, por fim, para os casos de 2 (duas) ou mais infrações gravíssimas, o limite para suspender a carteira volta a ser de 20 pontos.

Ainda, vale dizer que a pontuação passa a ser computada a partir da data da infração. Ou seja, dentro desse período de 12 meses, é possível acumular pontos, seja de infrações leves ou gravíssimas.