Presidente do Movimento Negro do PDT renuncia ao cargo e mostra a indiferença de Weverton com a ‘causa negra’

A herança discriminatória da escravidão (todas as relações com base na ideia de inferioridade dos negros que foram transmitidas) em conjunto com a falta de medidas e ações que integrassem os negros e indígenas na sociedade, como políticas de assistência social ou de inclusão racial no mercado de trabalho, gerou o que se entende por  racismo estrutural, ou seja, uma discriminação racial enraizada na sociedade. 

Presidente Estadual do Movimento Negro do PDT, Cleiton Reis, renunciou na tarde de hoje (14) ao cargo que ocupava nos últimos 6 anos.

A baixa nas fileiras pedetistas só reforçam a tese de o presidente estadual da sigla e pretenso pré-candidato ao governo, Weverton Rocha – que acumula um patrimônio incalculável e injustificável – vive uma vida de rei, muito distante daquela que ele mesmo tenta vender pra plateia.

Na carta renúncia, o agora ex-presidente deixa clara sua insatisfação com o tratamento dispensado à militância pela direção do partido e a indiferença de Weverton – que quer governar o Maranhão -, com mais de 74% da população, que é composta por negros…

Veja na íntegra:

Venho através desta, comunicar a todos os irmãos do Movimento Negro do PDT e a todos os companheiros do partido, que estou renunciando a direção do Movimento Negro do PDT, mas minhas convicções continuam na causa racial, na luta contra a intolerância, e a busca por reconhecimento e retratação de todas as formas por séculos de segregação e injustiças as populações negras de modo geral.
Agradeço a todos os companheiros que neste período que estive a frente do Movimento Negro, fizeram de tudo como rege a nossa vida enquanto lutadores da causa racial, para mostra que somos e sempre seremos capazes de fazer perfeito e bem melhor, e ter no mínimo o reconhecimento que sempre nos foi negado, seja como negro, ou seja como militantes. Sonhamos um sonho que nunca foi nosso, lutamos diversas batalhas de nossas vidas, sem que nunca fizéssemos parte das conquistas.
Somos apenas um discurso, para uma direção que só reconhece que somos a melhor e maior militância em tempos de campanha, e deslumbram para fora das paredes o que não fazem após as conquistas. o certo é que os mesmos números segregados das estatísticas sociais contra o negro que combatemos Maranhão e Brasil a fora, é o mesmo que classifica e é taxativo dentro do nosso partido, sempre com os mesmos aventureiros ou com os novos transitórios que entram e saem a cada eleição, e que como resultado humilham a nossa história, nos resumindo a um partido cartorial como uma legenda de aluguel. Saio com o sentimento de que fizemos muito, de reconhecimento zero, mas de dever cumprido, mesmo que contra tudo e contra todos.
Ao longos destes anos à frente do Movimento Negro fomos decisivos nas eleições do ex- prefeito Edivaldo Holanda com a Tropa de Choque, nas conquistas que culminaram nas eleições de governo e de senado, na participação do único movimento na campanha do Neto Evangelista, e na participação fundamental na pré campanha para este pleito que se aproxima, não fizemos pouco, mas infelizmente não há respeito para com nossa gente. Estas minhas palavras também de indignação, saem em respeito aos que tombaram e não estão mais entre nós, injustiçados, mas assim como eu, apaixonados pelo PDT de Brizola, Jackson Lago, João Francisco, Aroucha e tantos outros companheiros. Vida que segue.
Viva o Movimento Negro, viva os movimentos do PDT.

Saudações Pedetistas!

Cleiton Reis