Uniformes da seleção feminina ganham shorts para período menstrual.

A Nike lançou hoje (3) os uniformes da seleção brasileira feminina para a Copa do Mundo.

O que aconteceu

O que aconteceu A novidade é a tecnologia aplicada nas roupas, um DRI-FIT avançado cujo intuito é permitir que o corpo ventile sem interferir na mobilidade, além de um shorts ‘menstrual’ acoplado ao calção.

O UOL falou com exclusividade com os designers da marca, que explicaram o desenvolvimento das roupas.

Charlotte Harris, designer sênior, diz que “o maior momento da história do futebol feminino merece a tecnologia mais inovadora”, que ela explica:

O material das novas camisas e shorts para as jogadoras afasta o suor da pele e garante evaporação mais rápida. Com isso, as atletas ficam secas, ventiladas, confortáveis e focadas.”…

Criação especial para mulheres O processo de criação dos uniformes teve ajuda de tecnologias de mapeamento corporal, dados 4D e design digital para ajustar os materiais de acordo com resistência, mobilidade e ventilação.

Os shorts menstruais trazem, segundo a marca, sustentação para que as atletas se sintam mais confortáveis quando forem competir durante o período menstrual.

“A seleção brasileira já estreia os novos uniformes nos amistosos de abril. É um dos nossos projetos favoritos, nosso maior investimento [em futebol feminino]. A intenção é cobrir todos os aspectos da rotina das atletas, como treinos, entrevistas, e não só o dia de jogo propriamente dito”, explica Charlotte.

Toda nossa linha de criação foi tendo como base o corpo feminino. Começamos coletando dados das atletas, mapeados por movimentos específicos. Usamos captura de movimento e, com um avatar digital da nossa atleta, vamos fazendo os ajustes. Usamos, também, a dinâmica dos movimentos do jogo e dos treinos. Tudo isso é analisado antes de chegarmos a um primeiro esboço do material.”

Segundo Charlotte, é a primeira vez que a Nike lidera a inovação do material e do corte das roupas utilizando a abordagem do escopo com as mulheres em mente

A cebração da Amazônia

As camisas femininas são inspiradas na biodiversidade brasileira, exaltando a Mãe Natureza e a Floresta Tropical Amazônia. O designer responsável pelo estilo das roupas, Justin Atalian, explica a ideia, que tem sustentabilidade como base:

“É a nossa coleção mais sustentável de todos os tempos, então não pensamos apenas no desempenho, mas também na sustentabilidade por trás dos produtos”, diz Justin.

Ele faz uma comparação com o design das camisas da seleção masculina para a Copa do Mundo de 2022, em que a onça pintada foi homenageada. Foi uma oportunidade de contar uma história sobre a flora do Brasil, então as duas histórias (das camisas masculinas e femina.

Foi uma oportunidade de contar uma história sobre a flora do Brasil, então as duas histórias (das camisas masculinas e femininas) pretendem se complementar. Não pensamos apenas do que a Amazônia representa para o Brasil, mas para o mundo todo. A ‘Mãe Natureza’ se emprestou para a história do futebol feminino. É algo muito particular para as mulheres do Brasil e do mundo

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