MARANHÃO: São José de Ribamar já se prepara para festejo a santo padroeiro

São José de Ribamar (MA) já se prepara para o tradicional festejo de setembro em homenagem ao santo. A cidade, na Região Metropolitana de São Luís, acolhe todos os anos milhares de romeiros e romeiras para louvar a Deus e celebrar o santo padroeiro do Maranhão. A expectativa é receber, nesta edição – que vai de 9 a 18 de setembro, no santuário da cidade –, até 500 mil pessoas durante todo o festejo.

Em 2016, a novena apresenta  o tema ‘São José de Ribamar, Santuário da Divina Misericórdia’ e o lema ‘Sede misericordiosos, como o vosso Pai’ (Cf. Lc 6,36), em sintonia com o Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo

papa Francisco.

Programação
A programação tem início às 5h da sexta-feira (9), com a alvorada na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, seguida de missas e novenas na concha acústica na sede do município.

No sábado (10), a grande romaria Caminho de São José de Ribamar tem início às 19h, na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Cohab (São Luís), em direção ao Santuário São José de Ribamar, percorrendo toda a extensão da rodovia MA-201. Na chegada, uma grande celebração campal vai acolher os romeiros.

Já no domingo (11), a paróquia recebe duas ordenações diaconais. Werley Leite, do Santuário de Ribamar, e José Castro, da Paróquia Nossa Senhora da Glória (bairro Alemanha, em São Luís).

“Os dois fizeram uma preparação teológica e pastoral e, agora, a Igreja os ordena. Ambos passarão a somar conosco, podendo abençoar matrimônios, presidir batizados, proclamar o Santo Evangelho na missa e fazer pregações”, ressalta padre Cláudio.Procissão a São José de Ribamar ocorre no sábado (10) (Foto: Biaman Prado/O Estado/Arquivo)Procissão a São José de Ribamar ocorre no sábado (10) (Foto: Biaman Prado/O Estado/Arquivo)

Até o dia do encerramento, ainda haverá as romarias das crianças (11), da juventude e marítima (17).

No dia 18, a procissão de encerramento sairá do Santuário às 16h, percorrerá a avenida principal da cidade e será encerrada com a missa campal presidida na concha acústica, pelo arcebispo metropolitano dom José Belisário da Silva.