COMENTÁRIO: Brasil tem crescimento pífio da renda per capita desde 1980 – Ricardo Marques

Publicado 28/07/2023 07:30:34 

De acordo com dados do Banco Mundial, no período compreendido entre 1980 e 2019, o crescimento acumulado da renda per capita na América Latina foi de 74%. Os Estados Unidos, por sua vez, apresentaram um crescimento de 95% no mesmo período. Já os países do Sudeste Asiático tiveram um desempenho ainda mais expressivo, com um crescimento acumulado de 342%. O Brasil ficou muito aquém desses números, registrando um crescimento de apenas 34%. 

Esses números revelam uma disparidade considerável entre o Brasil e outras regiões do mundo, inclusive na comparação com os vizinhos latino-americanos.  Essa discrepância indica que o país não tem conseguido aproveitar seu potencial econômico de forma eficiente, enfrentando obstáculos que limitam seu crescimento.

Na avaliação de especialistas, diversas fatores contribuem para a baixa taxa de crescimento da renda per capita no Brasil, com destaque para a desigualdade socioeconômica, a falta de investimentos em infraestrutura, a burocracia excessiva e a carga tributária elevada – eu acrescentaria o alto nível de corrupção.

De modo que o Brasil precisa investir em educação, saúde e infraestrutura, além de promover reformas que simplifiquem a burocracia e reduzam a carga tributária. Também é importante fomentar a inovação e a produtividade, buscando diversificar a economia e atrair investimentos de longo prazo, na avaliação de especialistas – eu incluiria, também, buscar meios de enfrentar a corrupção.