Hoje é dia de: Aniversário de São Luís e Vitória

O aniversário de São Luís, capital do estado do Maranhão é celebrado em 8 de setembro, feriado municipal.

De acordo com alguns historiadores, foi nesse dia, em 1612, que uma cerimônia realizada pelos franceses assinalou a posse de terra do local que mais tarde recebeu o nome de São Luís.

Para celebrar essa data tão importante, os ludovicense – como são chamadas as pessoas que têm origem ou que vivem em São Luís – são presenteados com um cartaz de programação cultural muito interessante, com shows e apresentações folclóricas.

Além de ser um dos destinos turísticos mais bonitos do País, São Luís é conhecido por abrigar o maior número de azulejos portugueses da América Latina.

A cidade é conhecida por vários nomes, dentre os quais “Cidade dos Azulejos”, porque as fachadas do seu Centro Históricos são uma bela manifestação dessa arte; e “Atenas Brasileira”, porque muitos escritores nasceram lá, tais como Aluísio Azevedo e Graça Aranha.

São Luís

História de São Luís

Existem controvérsias, mas segundo os especialistas, os português tentaram sem sucesso chegar ao Maranhão, tendo sido impedidos por sucessivos naufrágios.

Uma expedição francesa terá conseguido essa empreitada, tanto que o nome da capital maranhense homenageia os reis franceses Luís XIII e Luís IX.

Anos mais tarde, São Luís foi invadida pelos holandeses, até que finalmente os portugueses chegaram e os expulsaram da ilha. Daí resulta a sua riqueza cultural.

Aniversário de Vitória

Próximo Aniversário de Vitória 8 de Setembro de 2023 (Sexta-feira)

O aniversário de Vitória, capital do Espírito Santo, é comemorado em 8 de setembro.

A cidade de Vitória é uma das três capitais brasileiras localizadas numa ilha, juntamente com São Luís (MA) e Florianópolis (SC). 

A Ilha (na verdade, um arquipélago) era chamada de ilha do Mel e recebe hoje os apelidos de “Vix”, “Cidade Sol”, “Cidade Ilha”.

Nos últimos anos, Vitória tem se destacado pelos ótimos índices de qualidade de vida que a situam como uma das melhores capitais brasileiras para se viver. Com quase 400 mil habitantes, espalhados numa área de 98,19 km que têm o privilégio de desfrutar as vistas da Baía de Vitória onde está localizada.

Vitória

A região foi oficialmente ocupada em 23 de maio de 1535, no sopé do morro da Penha. No entanto, devido aos constantes ataques dos indígenas que defendiam sua terra, tanto como de franceses e holandeses que tentavam ocupá-la, os portugueses se mudam para uma ilha.

Assim, depois de vencerem uma dura batalha contra a tribo dos Goitacazes, refundaram a cidade e a batizaram de ilha de Vitória, marcando sua fundação no dia 8 de setembro de 1551, festa da natividade de Nossa Senhora.

Durante o período colonial, a cidade ganhou fortes, como o de são João, fundamentais para repelir os ataques vindos do litoral. Tal qual outras capitais como Salvador, as residências em Vitória foram edificadas no alto de morros e as fortificações em baixo.

Somente no século XIX, com o café, a cidade conheceria crescimento econômico. Posteriormente, a capital do estado do Espírito Santo se veria enriquecida, em 1940, com a construção do porto que escoaria a produção de minério explorado em Minas Gerais.

Festa do Aniversário de Vitória

As comemorações pelo aniversário da cidade acontecem em diversos pontos e vão de eventos como apresentações musicais, eventos esportivos e encontros gastronômicos.

A festa começa cedo com música no parque do Moscoso, com direito ao “parabéns pra você”. Já quem vai a ilha das Caeiras pode aproveitar e degustar os pratos servidos no Festival da Torta Capixaba e Frutos do Mar.

Para os esportistas, acontece a “Volta da Ilha”, que consiste em 30 km que os canoístas devem superar dentro da Competição Nacional de Canoagem.

Curiosidade

Assim, como os habitantes do Rio de Janeiro são conhecidos por um gentílico de origem indígena, carioca, os nascidos em Vitória são os capixabas, que significava “roça de cultivo”.