Vídeos dos Gols: BRASIL 5 X 1 BOLÍVIA | MELHORES MOMENTOS | ELIMINATÓRIAS DA COPA 2026 | ge.globo

Neymar supera Pelé e se torna o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira


Com os gols marcados diante da Bolívia na sexta-feira (8), Neymar superou Pelé na artilharia histórica da Seleção Brasileira. O atacante tem, agora, 79 gols com a Amarelinha, dois a mais que o Rei do futebol. Vale destacar, no entanto, que este recorde é baseado no cálculo da Fifa, que considera apenas jogos oficiais contra seleções.

Nas contas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Neymar ainda está 16 gols atrás de Pelé, já que a entidade considera também gols marcados em jogos contra clubes e combinados. Da mesma forma, os gols de Neymar pela Seleção Olímpica não são considerados pela Fifa, já que o torneio conta com jogadores de no máximo 23 anos.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

O gol especial aconteceu aos 15 minutos do segundo tempo, em uma troca de passes que começou no campo de defesas e terminou com Neymar finalizando na entrada da área, após passe de Raphinha, vindo do lado direito. Nos acréscimos da partida, o jogador marcou mais, finalizando de primeiro, após receber passe pela direita, e contando com uma grande colaboração do goleiro bolviano Guillermo Viscarra, que aceitou.

E poderia ter sido uma noite de Neymar pedir música, já que ainda no primeiro tempo ele perdeu uma penalidade, cobrada rasteira, buscando o canto direito, mas parando no goleiro boliviano.Neymar perde pênalti pela Selção Brasileira

Neymar perdeu o seu qurto pênalti pela Seleção Brasileira (Foto: Sidney Oliveira/Zimel Press/Gazeta Press)

O primeiro gol de Neymar pela Seleção Brasileira aconteceu logo em sua estreia, em amistoso diante dos Estados Unidos, realizado em 2010. De lá para cá, o jogador defendeu o Brasil 125 vezes, já contando o duelo contra a Bolívia pelas eliminatórias.

Atualmente, o calendário de jogos da Seleção Brasileira é bem diferente do período em que o Rei jogava. Entre os anos 50 e 70, por exemplo, Pelé disputava competições de tiro curto, como a Copa do Atlântico, Copa Roca e Copa Oswaldo Cruz. Da mesma forma, Neymar disputou a Copa das Confederações de 2013, competição que não existia na época de Pelé.