Caxias: Fundo de ajuda para mortes na Carmosina é mais uma mentira de Fábio Gentil

A promessa é antiga, mas, nunca saiu do papel. Ainda candidato de primeira viagem à prefeitura de Caxias em 2016, Fábio Gentil, se comprometeu em seu Programa de Governo, instituir o Fundo Municipal que ajudaria financeiramente centenas de mães, que perderam seus filhos na maternidade Carmosina Coutinho entre os anos de 2012 a 2016, gestão do ex-prefeito Léo Coutinho, adversário político do Cabeludo.

A ajuda de custo seria um alento às gestantes e puérperas que durante procedimentos naquela unidade maternal, não puderam desfrutar da condição de mães, por negligência ou erro médico que fez da Carmosina Coutinho um lugar inapropriado para as parturientes.

Na carta proposta apresentada ao povo caxiense em 2016, Fábio Gentil não deixou claro de onde sairia o dinheiro para o Fundo e, nem como seria as condicionalidades para que mulheres que perderam filhos naquela unidade, tivesse acesso ao benefício.

Atualmente pouca coisa mudou na Carmosina Coutinho. Gestantes continuam a perder seus filhos em procedimentos recorrentes de negligência médica, a exemplo de uma internauta que expos esta semana, o caso do seu filho teria morrido na maternidade em situação de erro médico.

Os profissionais de saúde que atuam na Maternidade Carmosina Coutinho se defendem, alegando a falta de estrutura que o município não oferece.

De fato, as reclamações são constantes de falta material ambulatorial, medicamentos e até a presença de insetos, a exemplo de baratas nos leitos, colchões mofados e uma comida intragável.

O que chama a atenção é que na época que a Camosina Coutinho foi taxada nacionalmente como Maternidade da Morte, o atual presidente da Câmara, vereador Ricardo Rodrigues, fazia pressão na mídia para divulgar o descaso e, hoje, se quer toca no assunto.

Se o tal fundo foi realmente criado, a pergunta é para onde teria ido toda essa grana em quase oito anos? Por outro lado, se nunca saiu do papel, prova mais uma vez, que o governo do Cabeludo se sustenta com promessas fantasiosas e mentirosas para enganar os caxienses.