Governo prevê aumento de 6,37% no salário mínimo de 2025

Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), sob gestão de Simone Tebet, prevê no Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2025, a ser entregue nesta segunda-feira (15), um aumento de 6,37% no salário mínimo. A estimativa, que pode sofrer alterações até janeiro do próximo ano, é que o valor seja de R$ 1.502.

+Custo da cesta básica sobe em 10 capitais em março, diz Dieese

Definição segue a política de valorização do mínimo determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): reajuste definido pela inflação em 12 meses mais a taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo ano anterior ao ano vigente (aqui, referente à alta de 2,9% observada em 2023).

Desde 1º de janeiro de 2024, o salário mínimo está em R$ 1.412. O novo valor é calculado de acordo com a projeção para o desempenho do PIB (definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o resultado da inflação em 2024, que ainda precisam ser confirmados.

A PLDO, que antecede o Orçamento em si, será apresentada nesta segunda-feira (15) pela Pasta comandada por Tebet, às 16h30. Também deve ser incluído no projeto a meta para déficit zero nas contas públicas em 2025 – inicialmente, a ideia era fazer um superávit no ano que vem. Para valer, o projeto precisa ser apreciado pelo Congresso.

https://sbtnews.sbt.com.br/