Saiba como obter a CNH digital

Motoristas de São Paulo poderão acessar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital a partir desta quinta-feira, dia 22, por meio de um aplicativo disponível para sistemas Android e iOS. A versão da CNH na tela do celular tem o mesmo valor jurídico da impressa e sua emissão é opcional. A autenticidade do documento poderá ser comprovada pela assinatura via certificado digital do emissor ou via leitura QR Code. “Você precisa passar por todo o processo de emissão da carteira física, para depois solicitar a emissão da versão eletrônica”, explica Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti.

O serviço já está disponível em 20 Estados: Acre, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Como obter a CNH digital

Antes do motorista baixar o aplicativo no celular, ele deve ter um número de telefone e um endereço de e-mail cadastrados na base do Denatran. Feito isso, é necessário fazer o download gratuito do app no aparelho telefônico. Outro quesito é a aquisição de um certificado digital (pago), que irá permitir fazer todo o processo pela internet. A partir daí o condutor cria um PIN de segurança.

A Carteira de Habilitação digital só poderá ser gerada para quem tem a última versão do documento impressa, que apresenta um QR Code (código escaneável em aparelhos eletrônicos) na parte interna. Assista ao vídeo que mostra o passo a passo para obter a CNH digital: https://servicos.serpro.gov.br/cnh-digital/

Quanto custa?

De acordo com o site do Detran, a cobrança de possíveis taxas fica a cargo dos DETRANs de cada Estado.

O que muda para o motorista e agentes de trânsito?

Se o condutor esquecer a CNH em casa, basta apresentar o documento no celular para não ser multado. Para os agentes, a consulta será feita por meio de um aplicativo de celular que funcionará mediante leitura do QR Code.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here