Os 24 maiores cantores brasileiros de todos os tempos. Os fãs escolheram

  1. Roberto Carlos Quando se trata do Rei, o papo fica sério. Conhecido pela sua afinação impecável – e também por exigir a mesma precisão de seus músicos -, a voz de Roberto já faz parte da história de muita gente, desde a época da Jovem Guarda até os dias de hoje. Impossível ouvir “Detalhes” ou “Emoções” e não se emocionar. O que mais dizer de Roberto? Simplesmente o Rei.

  1. Nelson Gonçalves Nelson é um monstro sagrado da música popular brasileira. Uma voz impecável. Foi considerado no seu tempo e ainda hoje é lembrado como talvez o maior cantor de toda a MPB. Será que é verdade? Se você é mais novo e não o conhece, dá um Google em “Naquela Mesa”, “A Volta do Boêmio” ou “Fica Comigo Esta Noite” que, com toda a certeza, “não te arrependerás”.

  1. Tim Maia O vozeirão do Tim é algo único. Um grave que entra pelos ouvidos, mas bate no coração. Seja nas canções mais melosas, como “Me dê motivos”, seja naquelas que fazem a pista ferver, como “Do Leme ao Pontal” ou “O Descobridor dos Sete Mares”, é sempre uma experiência maravilhosa ouvir o Tim cantar. É o maior de todos os tempos, de acordo com lista de 2012 elaborada pela revista Rolling Stone Brasil. Imortal!
  2. Luiz Gonzaga Esta lista estaria incompleta se não tivesse um dos maiores símbolos da cultura nordestina, a voz do baião: Luiz Gonzaga, sem qualquer sombra de dúvida um dos maiores nomes da música brasileira de todos os tempos. Canções como “Olha pro Céu”, “O Xote das Meninas”, “Qui nem Jiló” e “Baião” até hoje incendeiam as pistas de forró de todo o Brasil. Sem falar de “Asa Branca” – que é de arrepiar.
  3. Milton Nascimento Milton Nascimento é, sem dúvida alguma, uma das vozes mais belas da MPB. Quem não se arrepia com a interpretação de “Canção da América”? E o que dizer das canções gravadas na época do Clube da Esquina, como “Cais”? Ou ele cantando “O que será” e “Cálice” com o Chico? Além de um exímio compositor, dá pra dizer sem medo de errar que Milton interpreta como poucos.
  4. Caetano Veloso Caetano tem uma voz inconfundível. O que dizer daqueles agudos em “Cucurrucucu Paloma”? Em “Podres Poderes”, a pegada é mais bruta, mais rock. Por falar em bruto, tem “Bruta Flor” – aquela nota impossível de chegar no refrão. Em “Sampa”, clássico, Caetano mostra uma voz mais doce, suave. Seja como for, uma coisa é certa: trata-se de uma das vozes mais incríveis de toda MPB.
  5. Renato Russo Renato Russo também tinha que marcar presença aqui! Fundador e vocalista da banda Legião Urbana, o cantor também fez carreira solo e foi o responsável por muitos clássicos do rock na década de 80 e início dos anos 90 como “Eduardo e Mônica”, “Será”, “Hoje a noite não tem luar”, “Pais e filhos”, entre muitos outros.
  6. Ney Matogrosso Na lista das 100 maiores vozes da MPB organizada pela revista Rolling Stone Brasil, Ney Matogrosso ocupa o terceiro lugar, perdendo apenas para Tim Maia e Elis. E faz por merecer. Ney é único. Sua voz é única. Desde o fenômeno Secos & Molhados, vem impressionando com sua genialidade musical e performática em cima do palco, espaço que domina como poucos.VOTAR3.7%
  7. Raul Seixas Conhecido por sua irreverência, o baiano Raul Seixas marcou o estilo rock ‘n roll no Brasil. Raul é muitas vezes referido como o pai do rock brasileiro e sua voz está por trás de grandes clássicos como “Sociedade Alternativa”, “Maluco Beleza”, “Metamorfose Ambulante” e “Tente outra vez”. Além dessas canções, o cantor lançou diversas outras. No total, foram 17 álbuns lançados em 26 anos de carreira!
  8. Emílio Santiago Que Emílio Santigo é um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos ninguém tem dúvida. O que é novidade é a ciência confirmar isso. Na ocasião de seu falecimento, em 2013, o comentarista de saúde da Rede Globo contou que fonoaudiólogos expuseram num congresso de medicina fonoaudiólogos resultados de análises técnicas da voz de Emílio Santiago, confirmando se tratar da voz mais perfeita do Brasil. Quer tirar a prova? Ouve “Saigon” na voz do Emílio e diz se o cara não era mesmo um monstro do microfone.
  1. Cauby Peixoto Com seu vozeirão grave característico, Cauby Peixoto tocou e ainda toca muitos corações, sobretudo pelas suas canções românticas e dramáticas, como a famosa “Conceição”, que era presença obrigatória nos repertórios de todos os shows. Ficou conhecido por ser um exímio intérprete de boleros, sambas-canção e serestas e também pela sua elegância nos palcos. Cauby tem estilo, não acha?

  1. Gilberto Gil Um dos maiores compositores da MPB também é dono de uma das vozes mais incríveis que já houve por aqui. O que dizer dos agudos da introdução de “A Novidade” e “Realce”? A potência e a energia de Gil são realmente impressionantes. Quem já ouviu os discos Expresso 2222 e Refavela vai concordar. Por tudo isso, Gil é um dos maiores de todos os tempos.
  2. Cazuza Uma de suas maiores estrelas dos rock nacional de todos os tempos e símbolo da juventude dos anos 80, Cazuza imortalizou canções como “Exagerado”, “Ideologia”, “Brasil”, “Faz Parte do Meu Show”, “Bete Balanço”… A lista de sucessos é imensa. Além de grande cantor, Cazuza era exímio letrista, e sua poesia ficará para sempre na memória dos brasileiros.
  3. Wilson Simonal Foi um dos cantores de maior sucesso nos anos 60 e 70. Chegou a presentar programas de TV e bombou nas rádios e vitrolas de todo o país cantando músicas como “Sá Marina” e “Nem Vem Que Não Tem”. Sua voz era impecável. De acordo com a lista da revista Rolling Stone Brasil, trata-se do quarto maior cantor brasileiro de todos os tempos.
  4. Francisco Alves Na chamada “época de ouro” do rádio, nenhum cantor teve maior destaque que Francisco Alves, apelidado de “O Rei da Voz”. Com aquele estilo operístico típico dos cantores de antigamente, Chico Alves encantou os corações dos nossos avós e bisavós cantando valsas, serestas, sambas. Além de compor, gravou canções de alguns monstros sagrados da nossa música, como Noel Rosa, Ary Barroso e Dorival Caymmi.
  5. Djavan Djavan não poderia ficar de fora dessa lista. O alagoano possui inúmeras canções de sucesso. Sua voz, tão marcante e inconfundível, se tornou famosa entre os brasileiros através da canção Alegre Menina, interpretada por Djavan, na novela Gabriela.
  6. Tom Jobim Talvez um dos nomes mais icônicos da Música Popular Brasileira, Tom Jobim é o dono de uma voz macia e melódica que consagrou grandes sucessos como Wave, Chega de saudade e Garota de Ipanema. Além de cantor, era também compositor, pianista e violonista. Uma voz simplesmente impossível de esquecer
  7. João Gilberto Não esperem nenhum vozeirão. O estilo de João Gilberto – estilo, aliás, que ele criou – é o da chamada “voz pequena”, ou de baixa intensidade, que ao ser projetada entra em perfeita simbiose com os acordes do violão. Sofisticação é pouco para definir quem foi o cantor João Gilberto, considerado um dos pais da Bossa Nova, movimento que revolucionou a música brasileira no final dos anos 50. João foi revolucionário!
  8. Fagner Fagner é uma das vozes mais notáveis do Brasil. Cearense, ele faz parte de uma geração de grandes cantores e compositores nordestinos, como Belchior, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, entre outros. Alguns dos seus principais sucessos são “Borbulhas de amor”, “Deslizes” e “Espumas ao vento”.
  9. Jamelão “Puxador, não! Sou intérprete!”. Mas antes da fama como “intérprete” (não “puxador”) da Estação Primeira de Mangueira, Jamelão já fazia muito sucesso nas gafieiras das noites cariocas, como crooner da Orquestra Tabajara. Sem dúvida, um dos maiores nomes do samba e uma das maiores vozes da MPB de todos os tempos.
  10. Dick Farney Voz icônica da Bossa Nova e do Jazz no Brasil – sim, aqui também fizemos Jazz! -, Dick Farney marcou época. Ouvi-lo é regressar ao Rio de Janeiro dos anos 50, às famosas praias, aos bares à meia luz (ainda que não tenhamos vivido nesse tempo). “Copacabana”, “Tereza da Praia”, “Alguém Como Tu”, com voz e piano de Dick Farney, são canções que nunca envelhecem.VOTAR1.8%
  11. Cartola Um dos maiores nomes do samba de todos os tempos (senão o maior), Cartola notabilizou-se por ser um letrista impecável, autor de algumas das mais belas canções já produzidas na MPB (como “As Rosas não Falam”, “O Mundo É um Moinho” e “A Sorrir”), e também por sua voz inconfundível. Sim, Cartola é um dos maiores patrimônios da Música Popular Brasileira!VOTAR1.8%
  12. Jair Rodrigues “Deixe que digam que pensem que falem”. Que falem o que quiser, mas Jair Rodrigues é, sem dúvida, um dos grandes nomes da música brasileira. “Deixa isso pra lá”, acompanhado da coreografia das mãos, foi a canção que fez com que muitos considerassem Jair Rodrigues o primeiro rapper no Brasil. Mas o estilo amado mesmo pelo cantor era o samba.VOTAR1.7%
  13. Ed Motta É impossível não se impressionar com a voz de Ed Motta. Seu estilo meio jazz meio soul é potente e delicado ao mesmo tempo. Sobrinho de Tim Maia, Ed Motta tem uma trajetória que foi influenciada tanto pelo rock quanto pela bossa nova, o que o transformou em um cantor muito versátil e original.