SURPRESA para todos os brasileiros com o CPF incluído no SPC ou Serasa

Hoje em dia, a inadimplência é uma grande preocupação para milhões de brasileiros. Isso acontece já que, de acordo com relatório da Serasa Experian, o número de brasileiros com dívidas ativas já ultrapassa 65 milhões. Um outro levantamento feito pelo Hibou também pode ser responsável por levantar preocupações quanto à saúde financeira dos brasileiros: conforme o levantamento, 4 em cada 10 brasileiros começaram 2023 já com alguma dívida em aberto.

Neste sentido, é fundamental entender que, quando uma pessoa está com dívida ativa, o nome pode ir parar no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou no Serasa, já que esses dois órgãos atuam neste segmento, agrupando o histórico financeiro de cidadãos. Isso significa que o nome fica sujo, ou seja, a pessoa fica negativada. Essa situação pode gerar uma série de efeitos negativos para o cidadão. Veja mais a seguir.

SURPRESA para todos os brasileiros com o CPF incluído no SPC ou Serasa
Dívidas são preocupação constante de milhões de brasileiros / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que o nome sujo pode gerar?

Em primeiro lugar, vale a pena comentarmos que o nome sujo pode ser responsável para que a pessoa tenha maiores dificuldades de ter acesso a crédito. Como é o caso, por exemplo, na hora de solicitar financiamentos ou empréstimos para instituições financeiras.

O motivo para isso é que muitas dessas instituições realizam uma consulta justamente nos portais acima para verificar como anda a situação financeira do cidadão.

O que ocorre é que o SPC e o Serasa podem compilar informações relativas ao aspecto econômico de uma pessoa e, ao juntá-las, é possível identificar qual é o histórico do cidadão: se ele é um bom ou mau pagador de suas contas. Dessa maneira, quem está com o nome sujo pode ser identificado como mau pagador, o que pode gerar a recusa, por parte das instituições financeiras, de conceder o crédito.

Veja também: RENEGOCIAÇÃO de dívidas com o Nubank: veja como participar da promoção

Como limpar o nome?

O primeiro passo para conseguir limpar o nome é quitar as suas dívidas. Portanto, a primeira coisa que é necessário fazer é ter uma melhor organização financeira. Isso já que somente por meio dela será possível saber quanto de dinheiro sobra no seu mês para que você possa direcioná-lo ao pagamento da dívida.SUGESTÕES PARA VOCÊNOTÍCIAS

Sou MOTORISTA de aplicativo, também preciso DECLARAR o Imposto de Renda?16 maio, 2023NOTÍCIAS

Atenção MEI: confira o passo a passo para EMITIR as novas notas fiscais OBRIGATÓRIAS16 maio, 2023

Muitos especialistas na área de finanças recomendam que as pessoas usem o método ABCD para organizar as contas. Em A, deve constar tudo referente à alimentação, enquanto em B, todas as contas básicas, dentre as quais estão a luz, internet, aluguel, água, entre outras.

Já em C, é preciso citar todos os gastos que existem, mas são contornáveis. Por fim, na lista D, estão todos os gastos desnecessários, em outras palavras, aqueles que podem ser cortados sem problemas do mês.

Além disso, vale a pena pontuar que, em certos casos, poderá ser possível fazer um acordo e conseguir descontos no preço da dívida. Dessa maneira, isso poderá tornar mais fácil quitá-la. Uma dessas oportunidades existe por meio do Serasa, com o programa Serasa Limpa Nome. Para acessá-lo, utilize o endereço: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/.

Como aumentar o score de crédito?

É importante lembrar que quem está endividado e consegue pagar as dívidas, fica com um score alterado.

Para quem não sabe o que é isso, estamos falando daquela pontuação que todos os CPFs possuem. É esse valor que muda a situação de um comprador – para conseguir crédito ou não, por exemplo.

Por isso, confira a seguir algumas dicas de como aumentar o seu score de crédito:

  • Devagar, mas sempre: muitas vezes é mais interessante negociar a sua dívida para pagar em várias parcelas do que não pagar;
  • Atenção para feiras de negociação: o Serasa possui, por exemplo, o ‘Feirão Limpa Nome’;
  • Mantenha as contas em dia: quanto melhor pagador você for, melhor é seu score geralmente. Por isso, se possível, adiante suas contas e/ou pague em dia;
  • Use os cartões de crédito: é muito comum que pessoas que usem crédito em dia também tenham um bom score.

Cartões de crédito para quem é negativado

É importante lembrar que hoje em dia não existem duas ou três opções de bancos que oferecem bons cartões de crédito. Ao contrário, o número de opções cresce a cada ano.

Por isso, mesmo quem está com o popular “nome sujo” pode aproveitar opções de cartões de crédito para quem é negativado.

Para facilitar, a seguir vamos falar um pouco mais justamente sobre algumas dessas opções. Confira:

  • Cartão Santander SX;
  • Bradesco Like Visa;
  • Cartão PagBank;
  • Cartão Neon;
  • Cartão Inter Consignado;
  • Pré-pago Proteste;
  • Cartão de Crédito BMG; entre outros.

Melhores opções de empréstimo para negativados

Por fim, é importante lembrar que hoje em dia existem opções interessantes para quem precisa de ajuda financeira.

Em geral, existe uma ideia de que pessoas com o “nome sujo” não conseguem crédito de forma alguma, o que não é verdade.

Para facilitar, a seguir vamos falar de algumas das melhores opções de empréstimos para negativados neste momento:

  • Empréstimo FGTS do Banco BV: quem está na modalidade de saque-aniversário pode contar com esse tipo de crédito pelo BV;
  • Empréstimo BxBlue: também é uma opção que exige usar o FGTS como garantia;
  • Nubank: existe empréstimo pessoal através do cartão “roxinho” com possível análise;
  • FGTS Empréstimo Mobills: mais uma opção para quem quer usar o Fundo de Garantia;
  • Santander: é mais difícil a aprovação neste caso, mas existe também empréstimo pessoal pelo banco.

Não declarei o Imposto de Renda, e agora?

Como é de conhecimento geral, o Imposto de Renda é uma obrigatoriedade fiscal anual para todos os cidadãos brasileiros que receberam no último ano acima do valor estabelecido pela tabela da declaração em questão, nesse caso, em 2022.

Assim sendo, ao contrário do que muita gente pensa, não declarar o IR pode ter graves consequências. Para quem tem um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), como por exemplo, há grandes chances de contar com uma inadimplência.

Desse modo, caso a pessoa jurídica não se regularize, é possível que a dívida para para o próprio CPF do cidadão. Além disso, a ausência da declaração também implica uma grande multa. Essa multa é de 1% sobre o valor do Imposto de Renda total, onde o mínimo é de R$ 165,74.

Outro ponto importante é que as penalidades porpostas não são as únicas. Não declarar o IR também pode categorizar o contribuinte como um sonegador de impostos, o que pode resultar até mesmo em detenção, a depender da situação.

Direitos da pessoa com nome sujo

Uma pessoa com nome sujo é, em síntese, alguém que não quitou algum débito e acabou tendo seu nome inscrito na lista de inadimplentes, o que acaba causando algumas limitações. Por exemplo, essa pessoa terá mais dificuldade em conseguir empréstimos ou cartões de crédito, visto que é vista pelas empresas e bancos como “má pagadora”. Apesar disso, ela também possui direitos:

  • Saber previamente que terá o nome sujo: esse item é importante, pois a pessoa que ficará com o nome no vermelho deve ter o direito de saber que entrará para a lista de inadimplentes e ficará com o nome retido em órgãos de proteção ao crédito;
  • Não receber ameaças: em nenhum momento o credor pode ameaçar a pessoa que está com nome sujo a quitar a dívida. Caso isso aconteça, ele poderá pagar multas e até ser preso;
  • Não receber cobranças abusivas: além disso, a pessoa não pode ser importunada em horários inoportunos, por exemplo, ou receber cobranças com quantias exorbitantes além do que deve;
  • Direito de fazer acordos: por fim, a pessoa que se encontra nessa situação pode procurar o credor para tentar formar uma cordo de pagamento que seja mais fácil para ela, como parcelar a dívida, além de ter o nome retirado do cadastro de inadimplência em cinco dias após a quitação.

Campanha ‘Limpa Nome’ do Nubank

Por fim, é importante lembrar que muitos usuários de bancos digitais hoje em dia também estão podendo contar com várias novidades.

Um bom exemplo disso é o próprio Nubank, um dos preferidos de milhares de clientes brasileiros. Agora, durante o mês de maio, existe a possibilidade de personalizar a negociação de sua dívida com o banco.

A ideia é que você possa lidar com valores pendentes no cartão de crédito de acordo com o tipo de inadimplência que você tem. Ou seja, as negociações variam de acordo com o montante da dívida, podendo contar com descontos de até 10% e chance de parcelamentos em até 24x.

Já no caso de pendências com empréstimos é possível garantir descontos acima de 90% para lidar com a dívida. Isso pode ser feito em até 36x.

Para saber mais, acesse o site oficial: https://blog.nubank.com.br/negociar-divida-cartao-de-credito-emprestimo-nubank/

Veja também: ATENÇÃO MÁXIMA: brasileiros endividados podem perder parte do salário?

https://pronatec.pro.br/