No dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, saiba o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

https://www.itatiaia.com.b

02/04/2024 às 13:46 • Jacqueline Moura

Nesta terça-feira (2), é lembrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o autismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada cem crianças é afetada pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a neuropsicologista, Marta Bonfim, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento. “A OMS define o autismo como uma síndrome de Asperger, transtorno desintegrativo e transtorno global do desenvolvimento que está na categoria de Transtorno do Espectro do Autista. As manifestações são percebidas nos primeiros dois anos de vida”, explica.

A especialista detalha alguns sinais que podem ajudar no diagnóstico do TEA. “A linguagem apresenta atraso, sensibilidade para detecção do atraso no desenvolvimento social no ambiente familiar, dificuldades de interação social, contato doméstico, não usa gestos tais como acenar com as mãos, dar tchau, bater palmas, não mantém o contato visual, não responde quando chamada pelo nome, não reage aos sons ou ter hipersensibilidade”.

A importância do diagnóstico precoce é para proporcionar as intervenções necessárias para o tratamento, ajudar a melhorar as habilidades sociais e estimular o desenvolvimento. O tratamento é multidisciplinar com acompanhamento de fonoaudiologia, psicoterapia, terapia ocupacional e psicomotricidade. “Se o tratamento for iniciado de forma precoce, a pessoa com TEA consegue ter uma vida normal, inclusive, pode ter uma vida independente”, pontua Marta Bonfim, neuropsicologista, psicóloga clínica e educadora parental.

É importante lembrar que existe a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, criada em 2012. Também conhecida como Lei Berenice Piana, a política garante aos autistas o diagnóstico precoce, tratamento, terapias e medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).Leia também